Desde o dia 22 de junho de 2023 que a Ir. Lúcia de Jesus e do Imaculado Coração de Maria passou a ser reconhecida por toda a Igreja com o título de “Venerável”, um passo muito importante para o seu processo de beatificação.

O Papa Francisco assinou nesse dia o decreto de venerabilidade. Tal declaração significa que a vida e escritos da Irmã Lúcia estão conformes com as verdades da fé, que nada há na sua vida e imensos escritos, que contradiga a doutrina da Igreja, antes pelo contrário, significa que viveu a vida da fé em grau heróico.

No site do Dicastério da Causa dos Santos podemos ler: «Durante a audiência concedida a sua Eminência Revma o Senhor Cardeal Marcello Semearo, Prefeito do Dicastério da Causa dos Santos, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o decreto das virtudes heróicas da Serva de Deus, Lúcia de Jesus e do Imaculado Coração (no século Lúcia dos Santos), monja professa da Ordem das Carmelitas Descalças, nascida a 28 de março de 1907 em Aljustrel, Portugal, e falecida a 13 de fevereiro de 2005 em Coimbra.

Agora, é momento para darmos graças ao Senhor por esta notícia tão importante.

A Conferência Episcopal Portuguesa, ao saber da notícia, emitiu uma nota dizendo: «É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a decisão do Santo Padre de promulgar hoje o Decreto sobre as Virtudes Heroicas da Serva de Deus Lúcia de Jesus, nascida a 28 de março de 1907 em Aljustrel e falecida a 13 de fevereiro de 2005 no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra. Trata-se de um passo importante no processo de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, que passará a ser designada como “Venerável”. Que a vida e as virtudes da Irmã Lúcia sejam cada vez mais conhecidas e fomentadas entre o Povo de Deus, a fim de ser declarada como modelo de santidade.

Neste momento de jubilosa celebração, a Conferência Episcopal manifesta particular sintonia com a Ordem dos Carmelitas Descalços e com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desejando que o processo em curso, na oração e no estudo, conduza brevemente à Beatificação da Irmã Lúcia».

Mais informações: https://www.fatima.pt/pt/news/virtudes-heroicas-da-irma-lucia-reconhecidas-pelo-vaticano e em https://lucia.pt/irma-lucia-passa-a-ser-veneravel/