- Frei Francisco Maria, como nasceu este livro?
Este livro nasceu a partir da iniciativa do Diário do Minho, periódico da Arquidiocese de Braga, de dedicar uma página a cada dia 2 de cada mês no ano de 2023, ano jubilar em que comemorámos os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha e os 100 anos da sua beatificação. Estando eu no Carmo de Braga, o Frei João Cosa e eu aceitámos com muita alegria escrever um texto todos os meses sobre esta jovem santa carmelita. Não podíamos desperdiçar esta feliz oportunidade de levar Teresinha às páginas de um diário lido por tantas pessoas todos os dias.
Entretanto, as Edições Carmelo decidiram reunir os doze textos nesta obra. Escrevemos uma apresentação para a edição e contamos ainda com o prólogo do padre carmelita Óscar Aparicio Ahedo, atual diretor da Editorial Fonte. - Podes explicar-nos o título?
O título, à primeira vista, não nos remete diretamente para Teresinha. Inspira-se numa expressão do Papa Francisco, da sua Carta Apostólica C’est la confiance, escrita em 2023 por ocasião do 150º aniversário do nascimento da santa de Lisieux.
Quando o Santo Padre aborda o tema do pequeno caminho da confiança e do amor, compara Teresinha a um fogo no meio da noite. De facto, ela é um exemplo de fé e abandono nos momentos mais sombrios, na sua noite escura da fé. Nos tempos que vivemos, de incertezas, medos e inseguranças, pareceu-nos que apresentar Santa Teresinha como um fogo em noite escura poderia ser um convite aos leitores para se aproximarem desta carmelita como peregrinos da fé, em busca dessa luz e dessa chama que alumia e aquece os corações. - O livrinho tem dois subtítulos. Quais e porquê?
É verdade: Um grito de mulher e Uma história de amor para contar. Estes dois subtítulos encabeçam as duas partes da obra. O primeiro subtítulo dá o tom aos seis textos do Frei João Costa, que apresentam Santa Teresinha do Menino Jesus como modelo de mulher cristã e carmelita, santa e doutora da Igreja. Em 2021 a Unesco decidiu incluir esta jovem francesa como modelo de mulher de cultura, educação e ciência.
O segundo subtítulo abre os seis textos que escrevi, dedicados a esboçar a história de amor que é a história de vida de Teresinha, uma história de amor inspirou e continua a inspirar os nossos contemporâneos. Santa Teresinha convida-nos a pisar os seus passos para descobrirmos que todos nós somos convidados a contar nos nossos dias a maravilhosa história de amor que Deus quer escrever em nós e connosco. - e… Proporias este livrinho como leitura de verão? A quem?
Proporia a todas as pessoas. Este livrinho é para todos, sem exceção, para utilizar o chavão do Papa Francisco. O formato de bolso permite que ele seja um excelente companheiro de viagem. Este Verão, penso que será uma ótima companhia, para ler na praia ou no campo, nas pausas do dia ou em família. Fico sempre contente quando o vejo a ser retirado das carteiras ou a ser levado debaixo do braço. Assim, este livrinho cumpre a sua missão: tornar Teresinha companheira dos nossos passos e das nossas horas, no meio do trabalho ou do repouso, seja em que circunstância for. Que a muitos sirva para abrasar o amor a Teresinha do Menino Jesus e Àquele a quem ela amou e confiou ao longo da sua vida.
Três perguntas e… mais uma [Como um fogo em noite escura]
![Três perguntas e… mais uma [Como um fogo em noite escura]](https://espiritualidade.carmelitas.pt/boletim/wp-content/uploads/2024/07/como-um-fogo-em-noite-escura_-1200x640.jpg)