Irmã Sofia da Cruz, Carmelo de Aveiro
Querida Inês,
Quero partilhar contigo esta realidade tão simples que é sermos filhos de Deus. Quando paramos e fazemos silêncio, e, temos a coragem de nos perguntarmos o que é na nossa vida concreta o ser filho/filha de Deus, descobrimos 5 realidades:
Deus amou-nos e porque nos amou fez-nos seus filhos;
Fez-nos participantes do seu próprio ser;
Justificou-nos pela fé;
Quer nos glorificar
Na medida da nossa conformidade com a imagem do seu Filho.
«Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou. Que mais havemos de dizer? Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós?… Quem poderá separar-nos do amor de Cristo?» (Rm 8, 29-31,35)
Este é o olhar de Deus Pai sobre nós – um olhar de luz porque Deus olha ao nosso interior, ao nosso coração e escolhe-nos para o Amor. Aos que Ele conheceu, Ele destinou a ser filhos, imagem do Filho. E nós somos destes que Ele destinou a ser filhos, tu és destes que Ele escolheu e destinou para serem filhos. Não achas que Deus poderá dizer ao teu coração o mesmo que disse pelo seu profeta: «passei perto de ti e vi-te; e eis que o teu tempo era o tempo dos amores. Estendi sobre ti a ponta do meu manto. Fiz, então, um juramento e estabeleci contigo uma aliança – oráculo do Senhor Deus. E ficaste a ser minha.» (Ez 15,8)
Tu és Dele pelo baptismo; e aí foste chamada a receber o selo da Santíssima Trindade. E como se isso fosse pouco, foi nos dado, a todos nós, participar da própria natureza divina, porque fomos criados com espírito, a mesma substancia de Deus, o próprio princípio do Ser Divino, porque Deus é espírito. Quando sentimos o gozo e alegria interior é o Espírito de Deus a tocar o nosso espírito. Deus toca-nos interiormente, manifesta-nos o seu carinho e a sua ternura e faz-nos sentir que não estamos sozinhos, nem vazios.
Quando fazemos silêncio e nos recolhemos dentro de nós, no nosso quarto ou no espaço que mais gostamos e nos dá segurança, sentimos que Deus nos re-cria, vemo-nos como pessoas que estão inacabadas, pessoas abertas que estão a ser tocadas por Deus, amadas por Deus e ao amar-nos Deus está a criar-nos à Sua semelhança. A isto nós chamamos justificação porque não é senão ir nos tornando semelhantes a Ele desde o amor com que nos ama. E isto tudo depende da nossa fé. Da fé que experimentamos quando olhamos para a Cruz e sentimos que dali Jesus nos diz: «amei-te e entreguei-me por ti». Quando sentimos isto no nosso coração significa que Jesus está-nos a dar o seu mistério redentor, está-nos a dar a força da vida que brota da cruz. Tu já paraste diante do Crucifixo e perguntaste a Jesus porque é que Ele está ali? O que te respondeu Ele? Pergunta-Lhe uma, duas, três vezes…tantas até escutares que Ele te dá uma resposta no interior do teu coração. Não desistais de fazer silêncio e perguntar porque Ele vai-te responder e cada um de nós precisa escutar a sua resposta.
Jesus vai-te responder porque o Pai celeste destinou-te para a glória. E a glória de Deus é muito diferente da nossa. A glória de Deus é tornar-nos capazes de participar na luz divina, na paz e na alegria, na festa e no gozo que vivem todos aqueles que já estão na presença de Deus no céu. A glória de Deus está em abrirmos o nosso coração ao amor que Ele nos oferece e este amor vai-nos revelando a nossa verdadeira imagem. Não aquela imagem que vemos nas fotografias, mas aquela imagem que está dentro de nós e que foi pintada pelo próprio Deus e que só se vê bem com o coração.
Hoje quero pedir-te que olhemos juntas a imagem de Cristo, fixemos o nosso olhar Nele e lhe perguntemos porque é que Ele entregou a sua vida por nós, por ti e por mim? O que é que Ele nos quer oferecer desde a sua Cruz? Que amor temos encontrado na base da nossa vida? Quais são as marcas do amor de Deus em nós? Quando olhamos a Deus com os olhos do coração são tantas as perguntas que temos para fazer… Mas Deus vem ao nosso encontro e responde-nos abraçando-nos, envolvendo-nos no seu amor e enchendo de alegria o nosso interior.
Deus espera o teu silêncio, a tua presença, a tua pessoa, a tua oração, para te abraçar e te fazer experimentar a Sua Luz e o Seu Amor. Neste momento escuta a Deus e deixa-te amar por Ele, deixa-te abraçar por Ele.
Juntas agradecemos o grande amor que Deus tem por ti e pedimos-lhe que sejas feliz com Deus.
Recebe um abraço de Deus Pai que te ama muito.