Na sequência da celebração do XIV Capítulo Provincial, decorrido em julho passado, a Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal voltou a reafirmar a sua aposta na área da espiritualidade, como uma opção preferencial que dimana do seu próprio carisma.
A Comissão de Espiritualidade que dinamiza e coordena as grandes iniciativas desta pastoral específica tem novo presidente, o Pe João Rego, que conta com a ajuda mais próxima dos carmelitas: Agostinho Leal, Joaquim Teixeira, Vasco Nuno e Renato Pereira. As Edições Carmelo e as suas publicações periódicas: Revista de Espiritualidade e Mensageiro do Menino Jesus, também têm novos diretores com o desejo de continuar a valorizar estes meios privilegiados de divulgação da espiritualidade cristã e carmelita.
Assim, o Pe João Rego estará também à frente das Edições Carmelo e Revista de Espiritualidade e o Pe João Costa será o novo diretor do Mensageiro do Menino Jesus. Todas as nossas comunidades carmelitas dão especial importância à pastoral da espiritualidade, mas as de Avessadas e de Fátima, com os seus respetivos Centros continuarão a desenvolver um programa mais acentuado e organizado nesta dimensão: o Centro de Espiritualidade de Avessadas, mais voltado para a realização de retiros, e a Domus Carmeli de Fátima, mais centrada nas atividades formativas na teologia da vida espiritual: congressos, colóquios, cursos, etc. Apesar de mais voltada para os estudos históricos carmelitas, continuará a editar-se anualmente a Studia Carmelita; já está em preparação o segundo número.
Este Boletim de Espiritualidade continuará com a sua missão de divulgar mensalmente as principais atividades neste âmbito tão importante para a vida dos cristãos e suas comunidades. No próximo número deste Boletim informativo apresentaremos o calendário anual de atividades.