Colóquio que junta teologia, literatura e espiritualidade ao mundo desportivo.

José Couceiro, treinador de futebol, Gonçalo M. Tavares, escritor, Ribeiro Cristóvão, jornalista, e Leila Marques, ex-atleta paralímpica de natação, são alguns dos intervenientes deste encontro internacional, que decorre a 20 de Maio, em Lisboa.

«O moderno campo desportivo foi sempre portador de alguns dos principais valores das sociedades. No século XIX, conheceu-se uma particular aliança entre desporto e moral: a performance desportiva foi pensada como uma via de musculação moral do indivíduo. Alguns desportos continuam, hoje, a ser um importante suporte simbólico da experiência colectiva – quando outros suportes conhecem uma ampla erosão», assinala o texto de apresentação.

O alto rendimento tornou-se «metáfora da superação de si e lugar de sacralização de quase ilimitados recursos tecnocientíficos», enquanto que «no quotidiano dos cidadãos a nova moral passa pela ascese desportiva, em ordem ao bem-estar», pelo que o desporto constitui «um dos mais importantes laboratórios» da contemporaneidade. Mais informações em: http://www.idesporto.pt/