Depois de percorrer 30 países, o cajado de Santa Teresa de Jesus, marcou presença em Portugal. Lisboa, Fátima, Porto, Braga e Santo Tirso foram os locais que receberam o Caminho de Luz, uma iniciativa da organização do V Centenário do Nascimento desta Doutora da Igreja.

O P. Joaquim Teixeira, provincial dos padres Carmelitas Descalços referiu que «O primeiro objetivo é apresentar à Igreja e ao mundo Santa Teresa de Jesus como mestra de luz. A sua experiência intensa de Deus, os seus ensinamentos, os seus escritos são também uma luz para os nossos dias; uma mulher que ensina os mestres espirituais. Teresa de Jesus foi uma profunda contemplativa, uma mística, mas não deixou de ser uma mulher de acção. O cajado representa a sua grande fecundidade apostólica na Igreja do seu tempo».

Esta passagem por Portugal tem um significado muito rico porque Santa Teresa de Jesus desejou imenso vir a Portugal fazer uma fundação. «Teresa de Jesus teve uma relação de profunda amizade e correspondência epistolar com o arcebispo de Évora, D. Teotónio de Bragança. Houve grande amizade e deu-lhe apoio para que a reforma teresiana fosse implementada em Portugal».