O Papa Francisco promulgou o decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão dos pais da carmelita Santa Teresa de Lisieux, o casal Louis e Zelie. A cerimónia terá lugar no mês de Outubro, em Roma, no findar do Sínodo da Família e serão o primeiro casal, na história da Igreja, a ser declarado santo em conjunto.
Os pais de Santa Teresinha casaram-se em 1858, tiveram nove filhos, dos quais cinco seguiram a vida religiosa. As 218 cartas que foram preservadas de Zelie, datadas de 1863 até à sua morte, em 1877, registaram o ritmo da vida familiar, incluindo a guerra de 1870, as crises económicas, os nascimentos e as mortes de quatro bebés.
Zelie faleceu vítima de um cancro aos 46 anos. Louis ficou com as cinco filhas: Marie, Pauline, Léonie, Céline e Thérèse, que tinha apenas quatro anos e meio. Louis morreu em 1894, depois de sofrer uma doença mental grave.
Ambos foram beatificados a 19 de Outubro de 2008 por Bento XVI e as suas vidas têm sido propostas como modelo de santidade para as famílias dos nossos dias.
O milagre recentemente aprovado, trata da cura de uma menina que nasceu prematura (sete meses de gestação), e que poucas horas depois foi atacada por uma hemorragia cerebral de quarto grau. A somar a tudo isto surgiram outras complicações e infecções nos primeiros dias de vida. Os médicos alertaram para as graves consequências que tudo isto teria no futuro da criança, caso ela viesse a sobreviver. De imediato o pai e a mãe colocaram-se sob a protecção dos pais de santa Teresinha do Menino Jesus, por sugestão da comunidade das irmãs, às quais tinham pedido orações. Algum tempo depois de começarem a rezar ao casal Martín o milagre aconteceu. Os médicos ficaram absolutamente perplexos… passados mais de 5 anos da cura, a menina não teve nenhuma das consequências que os médicos tinham diagnosticado, e hoje tem uma saúde completamente normal como todas as meninas da sua idade.










